segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Apresentação


Olá a todos!

Somos o Grupo Cultura Digital criado na disciplina de Construção e Comunicação na Era Digital, semestre 2012/2, do curso de Mestrado em Memória Social e Bens Culturais do UNILASALLE/Canoas.


Grupo cultura digital
 Alini, Arlindo, Bosco, Carlos, Fabiana e Kellen



A partir de reflexões realizadas sobre a diversidade das cenas urbanas brasileiras, nos organizamos no sentido de produzir esse blog, intitulado Cenas Urbanas 2012, com o objetivo geral de compartilhar nossos olhares sobre o contexto da vida urbana e os seus efeitos sociais e culturais decorrentes.
Os conteúdos a serem postados foram organizamos em três temáticas:  

  •          Questão social urbana: no intuito de apresentar a organização e o uso dos espaços urbanos nas cidades brasileiras.

  •         Paisagens urbanas: no intuito de apresentar a presença dos recursos naturais em meio às construções urbanas, traçando um paralelo com a dinâmica cotidiana e a qualidade de vida do cidadão citadino.

  •        Artes urbanas: no intuito de apresentar as representações coletivas, artístico/culturais,  presentes nos espaços urbanos brasileiros.

Essas temáticas se relacionam, estão entrelaçadas, compondo uma rede, um todo harmônico, um sistema urbano contemporâneo que agora, se faz virtual, em contínuo movimento e mudança. Um olhar coletivo e criativo sobre a vida urbana brasileira na contemporaneidade.

Nesse sentido, para atingir nossos objetivos, precisamos tornar nossos conteúdos acessíveis  ao maior número de pessoas. Dentre as ações propostas que contemplam tal questão, destacamos: o uso de áudio, imagens e vídeos nas postagens realizadas. Assim, acreditamos ampliar o alcance do blog, transformando-o, de fato, num microespaço transfronteiras, "cibercultural" (LEVY, 1999).

Por fim, entre as cidades apresentadas destacamos  Canoas, São Leopoldo, Osório e Porto Alegre, todas do estado do Rio Grande do Sul e Aracaju, do estado de Sergipe. 

Que todos sejam bem vindos e contribuam com essa nossa iniciativa, visualizando nossas postagens, acrescentando comentários, compartilhando ideias.

Referências
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.